Como desenvolver práticas ESG em sua empresa, gerando valor para o negócio e para a sociedade! 

O ESG (abordagem ambiental, social e de governança, na sigla em inglês) hoje faz parte da agenda de líderes de organizações de diferentes setores da sociedade – um termo que, apesar de controverso por muitos, veio para ficar e impulsionar não só a reflexão sobre o papel social das organizações, mas a ação que elas precisam realizar nessa direção.

Compreender o ESG, assim como trabalhar com suas práticas, gera valor para os stakeholders (colaboradores, clientes, planeta, etc) e para o negócio em si. Pensando neste cenário, nós, da CAUSE, publicamos uma série de conteúdos que visam esclarecer as principais dúvidas acerca do tema. 

Quando o assunto é ESG, o que precisa de maior clareza? Confira alguns questionamentos:


1.

Como construir estratégias de ESG?

Ter um diagnóstico claro da situação atual; compreender as demandas da sociedade; ter clareza de uma visão de futuro para a organização desenvolver um plano tático a partir disso. Existem consultorias especializadas que apoiam não só a reflexão, mas a construção de uma estratégia sobre o tema.


2.

Como desenvolver os colaboradores/líderes para as práticas ESG?

Desenvolver uma cultura e criar processos de gestão de pessoas e governança voltada à ESG é um dos primeiros passos.


3.

Quais são as habilidades interpessoais para colaborador/líder da área?

Pensamento sistêmico multinível, ser capaz de incluir os stakeholders no processo de transformação. Ter empatia e ser hábil em transmitir autenticidade e transparência na expressão dos valores de sua conduta gerencial. Ser inovador e dispor de pensamento de longo prazo, combinando coragem, ousadia e olhar para o futuro. 

Fonte: Russell Reynolds Associates e Pacto Global das Nações Unidas, 2021


4.

Quais são as competências necessárias para um colaborador/líder da área? 

ESG abrange uma vasta área de diferentes disciplinas e tópicos, para os quais os especialistas setoriais são indispensáveis, como: liderança; pensamento complexo; gestão de negócios sustentáveis; comunicação estratégica; escuta; finanças sustentáveis; direitos humanos; governança, entre outros.


5.

Meus fornecedores devem ser cobrados?

Não só os fornecedores, mas todos os stakeholders da organização devem ser, direta ou indiretamente envolvidos quando falamos de ESG. Falar de ESG é inserir os temas ambiental, social e de governança no centro da estratégia do negócio e isso, inevitavelmente, passa por uma visão e uma gestão multistakeholder.


A Cause é uma consultoria especializada na gestão de causas, via estratégias de comunicação, engajamento e advocacy; trabalho que visa o aumento do desempenho ESG. Entre em contato conosco no email causeaqui@cause.net.br


Compartilhe:

Linkedin Facebook Whatsapp