‘Mudança’ é a Palavra do Ano para os brasileiros, aponta pesquisa
Levantamento completo recebeu mais de 5 000 respostas ao longo do ano.
Mudança é a palavra que melhor traduz o ano de 2018 para 34% dos brasileiros, na votação que determinou a #PalavradoAno2018, iniciativa realizada pela CAUSE e Idea Big Data.
As cinco finalistas, definidas em uma reunião com especialistas de diferentes áreas, foram: medo, esperança, luta, mudança e caos.
O termo Mudança representa bem o sentimento da população com o Brasil em 2018, segundo avaliação do cientista político Leandro Machado, sócio-fundador da CAUSE.
“A palavra do ano 2018 traduz bem o espirito da nossa época.”, afirma Leandro. “Mudanca cstuma ser um sentimento tipico de anos eleitorais, mas o que percebemos em 2018 é que esse sentimento veio com muito mais força. Esse sentimento é típico de um ano em que o debate eleitoral expôs nossas maiores mazelas.”
Este é o terceiro ano consecutivo em que a pesquisa da Palavra do Ano é realizada pela CAUSE.
As finalistas da edição 2018 foram determinadas a partir de duas pesquisas com universo representativo da população realizadas no primeiro e no segundo semestres.
No total, o levantamento recebeu mais de 5000 respostas. Cerca de 600 palavras diferentes foram citadas.
Em 2016, a escolhida foi indignação; em 2017, corrupção. Segundo Machado, as duas primeiras edições também refletiram o momento em que o país vivia, com a economia em recessão em 2016 e o forte apelo no combate à corrupção, no ano passado.
COMO A PESQUISA É FEITA
A pesquisa para a #PalavraDoAno2018 é composta por 3 fases.
Fase 1: Duas consultas abertas, foram feitas no primeiro e no segundo semestre de 2018. No total, foram 3.481 respostas.
Fase 2: Em uma reunião de especialistas, feita nesta quarta-feira (13/11), foram decididas as cinco finalistas. Os convidados têm múltiplas formações. Todos, de alguma maneira, atuam com o universo da palavra. São eles: Jarid Arraes, Sérgio Spagnuolo, MC Soffia, PMC, Celso Toledo, Denis R. Burgierman, Denis R. Burgierman, Amara Moira e Leandro Beguoci (ver perfis completos abaixo).
Fase 3: Na segunda quinzena de novembro, as palavras finalistas voltaram para pesquisa popular e por processo de ponderação estatístico para aferir a opinião de uma audiência representativa da população brasileira. A amostra contou com 1537 respostas.
QUEM FORMA O JURI DE ESPECIALISTAS
Jarid Arraes – Escritora, cordelista e poeta. Tem mais de 60 títulos publicados em Literatura de Cordel.
Sérgio Spagnuolo – É jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, além de mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP e colaborador do site de checagem Aos Fatos.
MC Soffia – Rapper, cantora e compositora brasileira. É conhecida pelas letras de suas canções, que falam sobre distorções sociais graves, como preconceito, racismo, machismo e que incentivam outras garotas a se amarem do jeito que são.
PMC – Está na cena Rap/Hip-Hop desde o final dos anos 80. Pedagogo, usa a música como instrumento para alfabetizar crianças.
Celso Toledo – Economista, doutor pela USP, mestre pela FGV. Consultor econômico, sócio e diretor das empresas LCA, E2 e MCM.
Denis R. Burgierman – Jornalista, escreveu livros como “O Fim da Guerra”, sobre políticas de drogas, e “Piratas no Fim do Mundo”, sobre a caça às baleias na Antártica.
Amara Moira – Ativista da visibilidade trans, é escritora, crítica literária e doutora em Literatura pela Unicamp.
Leandro Beguoci – Diretor editorial e de produtos da Associação Nova Escola. Entre suas iniciativas estão a maior revista e o maior portal para educadores do país. Antes de Nova Escola, Beguoci foi editor-chefe e head de branded content da F451, startup de jornalismo e conteúdo, onde organizou o modelo de negócios da organização. Também foi editor-chefe do grupo FOX no Brasil, onde organizou e estruturou a área digital da companhia. Foi também editor-executivo do iG, responsável por novos produtos e reformulação editorial, e repórter da Folha de S.Paulo e da revista Veja. É jornalista formado pela Faculdade Casper Libero, mestre em governança em mídia e comunicação pela London School of Economics e fellow em empreendedorismo em jornalismo pelo Tow-Knight Center da CUNY (City University of New York).