
Após uma viagem à Africa, o empreendedor americano Scott Harrison se viu diante de um dilema: como mobilizar mobilizar cidadãos a ajudar as 663 milhões de pessoas sem acesso à água potável no mundo?
O desafio parecia intransponível Harrison olhava ao redor. Em suas pesquisas, ele descobriu que 42% dos americanos desconfiam de projetos de filantropia – e 70% acham que é desperdício de dinheiro.
Durante sua palestra na NRF Retail’s Big Show, que acontece essa semana em Nova York, ele contou como reverteu esse cenário a partir da criação de marketplace de doadores para a causa da água, a charity:water.
A proposta é simples: conectar pessoas engajadas com a causa da água a organizações comprometidas em solucionar esse problema.
Qual foi a grande sacada para, em apenas 11 anos de atuação, ter conseguido mais de 1 milhão de doadores únicos, 24 países beneficiados e mais de 8 milhões de pessoas assistidas?
A CAUSE esteve na palestra do fundador da charity:water e conta tudo pra você. Confira:
1) 100% do dinheiro é revertido para a causa
Harrison criou um modelo de negócios em que grandes doadores e fundações bancam todos os custos fixos da charity:water, que precisa pagar o pessoal e investir em marketing para atrair doadores “gente como a gente”.
Dessa forma, 100% do que é arrecadado pelos doadores individuais é revertido paras as organizações parceiras. Sem deduções, porcentagens ou letras miúdas.
2) Você sabe exatamente pra onde seu dinheiro vai – de verdade
Na charity: water, transparência é lei: todas as organizações apoiadas passam por auditorias que ficam disponíveis no site e redes sociais da charity:water.
Além de exibir no site e redes sociais os beneficiados, há um mapa em que são colocados os projetos desenvolvidos. Dá pra saber direitinho quem você está ajudando.

3) Propaganda é a alma do negócio
Harrison identificou a necessidade de uma marca forte, bonita e atraente – o que fica bem claro logo na página inicial da organização – e de investimento em mídias sociais para comunicar aquilo que estava sendo realizado.
Deu resultado: a organização conta com 1,5 milhões de seguidores no Twitter e 355 mil curtidas em sua página no Facebook.
“Todo mundo gosta de mostrar que ajuda uma causa humanitária. Uma marca forte e transparente atende aos anseios de quem doa”, disse Harrison em sua palestra.
4) Grandes aliados são muito importantes
Mesmo com investimentos em marketing, a charity:water buscou parcerias com grandes varejistas, como Saks e Nautica, para expandir seu alcance.
Mas o grande desafio está nas parcerias menores, mas igualmente importantes. Estabelecer uma relação de confiança com o doador pessoa física – e mostrar a importância de cada centavo arrecadado – é uma das maiores preocupações da charity:water.
Segundo Harrison, 35% dos doadores são motivadas por culpa e 53% não lembram da caridade que fizeram. “Fazer as pessoas repensarem a caridade é, sem dúvida, um dos nossos principais objetivos para manter parcerias duradouras com nossos doadores”, disse Harrison à plateia da NRF Retail’s Big Show.