10 mulheres para se observar no #8M – e no resto do ano
A luta do #8M acontece todos os dias. Que tal conhecer 10 mulheres que gerenciam projetos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e colaboram para um mundo mais justo? Confira abaixo:
Anna Peliano
ODS 2 – FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
Participou da elaboração de importantes programas de combate à fome e pobreza no país. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa de Nutrição e Pobreza do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Natália Mota
ODS 3 – SAÚDE E BEM-ESTAR
Foi a única cientista sul-americana indicada ao prêmio Nature Research Award de 2019. Desde 2016, a neurocientista desenvolve um projeto que ajuda a reduzir o tempo de diagnóstico de esquizofrenia.
Patrícia Blanco
ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Presidente do Instituto Palavra Aberta, responsável pelo projeto Educamídia, criado para capacitar professores e engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens.
Debora Diniz
ODS 5 – IGUALDADE DE GÊNERO
Antropóloga se dedica há anos ao debate sobre os direitos reprodutivos das mulheres. É pesquisadora da Brown University e ganhadora do prêmio Dan David Prize na categoria igualdade de gênero.
Anna Luísa Beserra
ODS 6 – ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO
Foi responsável pela criação de uma tecnologia capaz de filtrar a água por meio da luz solar. A ideia rendeu o primeiro prêmio da ONU Meio Ambiente a uma brasileira.
Viviane Martins
ODS 8 – TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO
Embaixadora do Pacto Global da ONU no Brasil, mobiliza empresários para adoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção
Teresa Venaglia
ODS 9 – INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA
Cofundadora do movimento Infra Women Brazil, que tem o objetivo de promover o aumento da participação no mercado de mulheres em empresas de energia, ferrovias, rodovias, aeroportos e saneamento.
Karine Vieira
ODS 10 – REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES
Fundadora do Instituto Responsa, que capacita e auxilia pessoas que saíram do sistema carcerário na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho.
Regina Tchelly
ODS 12 – CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS
Fundadora do projeto Favela Orgânica, uma iniciativa que promove o consumo consciente. O projeto aproveita integralmente os alimentos naturais, criando receitas criativas e ressignificando o relacionamento com a comida.
Artemisa Xakriabá
ODS 15 – VIDA TERRESTRE
É hoje uma das mais importantes lideranças indígenas jovens. Ela usa a música e suas redes sociais para expor as ameaças que os povos originários sofrem, engajando outros jovens na luta pelo futuro do planeta.