Polêmica decisão de Donald Trump dá o tom da Causa da Semana
Saída dos EUA do Acordo de Paris compromete o esforço internacional no combate ao aquecimento global
______
A saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, que estabelece limites para a emissão de poluentes até 2020, despertou reações de importantes lideranças globais nos últimos dias.
É por isso elegemos o desenvolvimento sustentável como a Causa da Semana.
Segundo nota divulgada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência da ONU, a saída dos EUA pode causar uma elevação de até 0,3 graus Celsius nas temperaturas mundiais até o final do século.
Na sexta-feira (2), a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que o episódio é lamentável e reforçou a importância do acordo para a preservação do meio ambiente.
No mesmo dia, Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia, também criticou a decisão de Trump: “Um homem não pode destruir nosso progresso. Um homem não pode parar nossa revolução da energia limpa”, afirmou.
No sábado (3), em contraponto à decisão norte-americana, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, se comprometeu a ir além do acordo na luta contra o aquecimento global.
Na segunda-feira (5), Michel Temer assinou decreto que dá força de lei ao Acordo de Paris. Sobre a decisão, o presidente afirmou que o esforço para proteger o planeta deve ser global.
O presidente da França, Emmanuel Macron, que respondeu à decisão de Trump com vídeo em que afirmou a urgência de “Make Our Planet Great Again”, se reuniu na quinta (8) com o presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, para reiterar o compromisso sobre o clima.
As reações da comunidade internacional reforçam um entendimento quase unânime entre os cientistas: se os principais países poluidores não fizerem sua parte, o planeta estará em risco.
Diante de uma ideia que já é consenso, algumas empresas já adotaram a causa do desenvolvimento sustentável em maior ou menor escala. A fabricante de sorvetes Ben&Jerry’s, da Unilever, é um bom exemplo disso. Em 2015, a marca lançou a iniciativa Movimento pelo Clima para convidar as pessoas a assinar uma petição que, entre outras ações, defende a adoção de fontes limpas de energia em todos os países até 2050. Veja o vídeo de divulgação do movimento com legendas em português.