Invisibilidade ainda é desafio deste grupo no Brasil
CRÉDITO: Audi Nissen/ Unsplash
A última segunda-feira, 3, marcou os esforços por inclusão e pelo combate ao preconceito com a comemoração do Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência.
Com a intenção de colocar em evidência esse movimento de integração, a #CausaDaSemana é pela #InclusãoDasPessoasComDeficiência.
Para marcar a data, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou uma publicação sobre como promover desenvolvimento de forma inclusiva para esse público.
Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 15% da população mundial porta alguma deficiência, cerca de 1,5 bilhão de pessoas.
No Brasil, o IBGE aponta que cerca de 6,7% da população têm alguma deficiência física, ou seja, possui muita dificuldade ou não consegue realizar funções e atividades básicas.
Além dos percalços do dia a dia, as pessoas com deficiência também enfrentam barreiras no mercado de trabalho. Elas ocupam apenas 1% de todos as vagas de emprego formais existentes no país.
A invisibilidade é um dos grandes desafios a ser combatidos. Uma pesquisa feita em São Paulo registra que um terço da população simplesmente não percebe as dificuldade os deficientes em lugares públicos.
Em artigo para o Estadão, a superintendente da APAE de São Paulo, Aracélia Lúcia Costa, relembrou os esforços de advocacy da entidade para fazer valer a Lei Brasileira de Inclusão.
Na Folha de S. Paulo, o diretor de RH do McDonald’s no Brasil, Marcelo Nóbrega, relembrou a importância de criar políticas internas específicas, com profissionais capacitados, para receber as pessoas com deficiência e aproveitar o seu melhor.
Em 2016 uma propaganda promovendo as paraolimpíadas do Rio de Janeiro fez sucesso na mídia.
Naturalmente, ações desse tipo são sempre bem-vindas para dar visibilidade à causa da inclusão. Mas, como mostram os número que vimos há pouco, ainda há um longo caminho para transformar boa intenção em diversidade de fato.