fbpx

PROFESSORA DE SÃO CAETANO ATUA EM MOVIMENTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Veículo: Prefeitura de São Caetano

A rede municipal de Educação de São Caetano do Sul é conhecida nacionalmente por sua qualidade, colecionando prêmios e se destacando nas avaliações de alunos. Agora, a cidade também está representada no Movimento pela Base Nacional Comum. A professora Maiberte Brogliato, da Escola Municipal de Ensino (EME) Prof.ª Alcina Dantas Feijão, faz parte do grupo de especialistas que analisa propostas da Base Nacional Comum Curricular, que norteará o ensino em mais de 190 mil escolas brasileiras.

A Base Nacional Comum Curricular busca esclarecer os conhecimentos e habilidades essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Para colaborar com sua confecção foi criado o Movimento pela Base Nacional Comum, grupo formado por organizações da sociedade civil, acadêmicos, pesquisadores, professores de sala de aula, gestores municipais e estaduais, especialistas em currículos, avaliações e políticas públicas.

“Este documento que está sendo formulado é muito amplo e está em fase de consulta pública. Todos os que quiserem participar podem dar sua contribuição”, explicou a professora Maiberte, que atua na rede municipal de Educação de São Caetano há 25 anos. Ela foi convidada há cerca de 30 dias para fazer parte da coordenação do movimento, integrando o grupo de análise crítica formado por especialistas do Ensino Médio que discutem questões relacionadas à Linguagem.

De acordo com as diretrizes do Movimento pela Base Nacional Comum, o documento deverá promover a equidade: todos os alunos do País aprenderão o que é essencial. Para os professores, ele servirá como um guia para suas aulas. Ele deverá, ainda, reorganizar todo o sistema educacional. Materiais didáticos, formação de professores, avaliações terão a Base como referência. “Em São Caetano e aqui na EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão nós já trabalhamos com muitos eixos discutidos no movimento, mas ele terá um grande impacto em escolas pelo Brasil inteiro”, ressalta a professora sulsancaetanense.

A Secretaria Municipal de Educação estimula em São Caetano o debate das práticas pedagógicas e o aperfeiçoamento contínuo dos professores, com contribuição decisiva da equipe do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns. Esse empenho em discutir formas de qualificar o ensino na cidade gerou frutos expressivos, como o primeiro currículo escolar unificado da história de São Caetano, lançado em janeiro de 2014. “Este currículo sempre foi um anseio dos educadores sulsancaetanenses e a administração do prefeito Paulo Pinheiro proporcionou esta conquista”, destacou a secretária de Educação, Ivone Braido Voltarelli.

 

Princípios – O movimento definiu sete princípios para a construção da Base Nacional Comum: foco nos conhecimentos, habilidades e valores essenciais que todos devem aprender para o seu pleno desenvolvimento e o desenvolvimento da sociedade; clareza e objetividade; fundamentação em evidências de pesquisas nacionais e internacionais; obrigatoriedade para todas as escolas de Educação Básica do Brasil; diversidade como parte integrante; respeito à autonomia dos sistemas de ensino para a construção de seus currículos, e das escolas para a construção de seus projetos pedagógicos; construção com colaboração entre União, Estados e municípios e com a realização de consultas públicas.

Além da participação no grupo, a professora participou das gravações para a campanha institucional do Movimento pela Base Nacional Comum, que tem o objetivo de informar e convocar os professores a participar da consulta publica. A campanha foi desenvolvida pela agência CAUSE e os videos pela Araruna Filmes.

Para mais informações sobre as discussões da Base Nacional Comum, os interessados podem visitar o sitemovimentopelabase.org.br. A versão preliminar do currículo nacional, lançada no dia 16 de setembro pelo Ministério da Educação (MEC), pode ser acessada pelo endereço basenacionalcomum.mec.gov.br.