fbpx

ESG: hora de conduzir o baile, com Rodolfo Guttilla

Em entrevista ao “Meio e Mensagem”, sócio cofundador da Cause fala sobre sua experiência com ESG

Há algum tempo ESG é um dos termos mais cotados do meio corporativo, sabemos. No entanto, na prática, a abordagem ambiental, social e de governança (tradução da sigla) ainda é um desafio para organizações do Brasil.

Em entrevista ao jornal “Meio e Mensagem”, Rofolfo Guttilla, sócio cofundador da CAUSE e cientista social, com ampla experiência em estratégias de impacto socioambiental, avalia quais caminhos devem ser percorridos para que o ESG seja assimilado às atividades empresariais. Leia aqui!

 

“Existe uma mudança cultural a ser feita que é gigante. Uma mudança cultural de modelo de negócio, mudança cultural de visão de mundo, engajamento de stakeholders e transparência… Consumidores premiam ou punem empresas por suas atitudes, então, essa é uma mudança de rota e visão de mundo importante para a criação de um novo modelo de consumo”.

Questionado sobre como avalia o futuro na pauta na estrutura das empresas, Rodolfo compartilha o que vive na prática: “A Cause é uma consultoria de advocacy e defesa de interesses públicos e nós observamos, discutindo com prospects e clientes, que o ESG tem entrado cada vez mais na estratégia do negócio, porque se não for assim, se ele for uma área, um unitário dentro de uma estrutura corporativa, uma pessoa que levanta a mão e não tem o poder de decisão, não vai rolar. Tem que ser uma agenda estratégica e toda agenda estratégica tem que ser puxada pelo principal executivo da organização, seja ele o dono, o presidente, o CEO, tem que ser aquele cara que vai dizer o seguinte: ‘Olha, isso é importante e tão importante quanto as nossasmetas financeiras, eu quero saber quais serão as metas de resultado social e de resultado ambiental da nossa organização dos próximos três ou cinco anos, atendendo um horizonte e tempo de planejamento estratégico’.”

Leia a entrevista na íntegra!

Quer aplicar ESG à operação da sua empresa? A Cause conta com uma equipe multidisciplinar que atua na gestão de causas, via estratégias de comunicação, engajamento e advocacy; trabalho que visa o aumento do desempenho ESG. Entre em contato conosco no email causeaqui@cause.net.br