Enxergue os sinais: uma campanha de combate à lavagem de dinheiro
A partir de um caso real, entenda o passo-a-passo para construir uma estratégia ESG.
Contexto
A ABA – American Bar Association é uma organização norte-americana centenária que corresponde à Organização dos Advogados do Brasil (OAB). Uma de suas frentes de atuação, a Rule of Law Initiative (Iniciativa de Estado de Direito), apoia tecnicamente colegas dos setores locais de justiça no desenvolvimento de programas que atendam necessidades e interesses em diferentes países. No final de 2022, iniciou um projeto para fortalecer o combate a lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, com atenção especial na tríplice fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai.
Desafio
Para a CAUSE, foi dado o desafio de ampliar o conhecimento da sociedade em relação a estes temas, de modo que eles sejam reconhecidos como uma demanda social que pode e deve ser endereçada e fortalecida.
Nosso primeiro passo foi entender o contexto desses temas em cada um dos países e, especialmente, como eles eram compreendidos e reconhecidos em cada território. Isso nos levou a duas constatações:
1. A lavagem de dinheiro está presente, mas associada diretamente à corrupção e ao contexto político dos países, o que distancia o reconhecimento de seus impactos no dia a dia das pessoas. Ou seja, era preciso conectar causa e consequência, para que fosse possível, não só ampliar o conhecimento do problema, mas o reconhecimento de tudo o que a lavagem de dinheiro pode causar.
2. O financiamento do terrorismo é algo ainda mais distante, conectado com um imaginário popular pouco associado a realidade desses países. Mais do que conhecer e reconhecer, aqui era preciso apresentar a real existência deste problema e suas amplas consequências em nível local e global.
Entendido o contexto e os desafios de comunicação em relação aos temas, passamos para a etapa de desenvolvimento da estratégia de engajamento na qual definimos:
1. O que queremos mobilizar:
Ou seja, quais os objetivos e resultados que pretendemos obter com essa estratégia.
Neste caso, o que buscamos é gerar conhecimento, entendimento e aumentar a conscientização sobre os temas da campanha.
2. Quem precisamos engajar:
Com a organização dos stakeholders a partir do seu papel nessa estratégia, como iríamos articular e mobilizar cada um deles para atingir os resultados definidos.
A primeira fase da campanha teve as ONGs como foco principal. A seguir, serão envolvidos outros públicos de interesse, como instituições que atuam direta ou indiretamente com os temas, influenciadores e a sociedade em geral localizada na tríplice fronteira Argentina-Brasil-Paraguai
3. Quais mensagens e convocações precisamos utilizar com cada um deles:
Qual mensagem central seria reforçada durante todo o processo e quais convocações específicas seriam feitas para cada grupo de stakeholders.
Aqui, trouxemos a convocação para o nome da campanha “enxergue os sinais”. Por tratar-se de um tema ainda distante na sociedade, o engajamento neste momento busca construir as bases de informação e entendimento, reforçando a relevância dessa demanda social.
4. Como iremos conduzir o engajamento:
Ou seja, quais as frentes de engajamento serão adotadas e em quais momentos serão mobilizadas para o envolvimento de cada grupo de stakeholder.
Primeiro, foram desenvolvidas ações diretas para ONGs, segmentadas de acordo com seu papel em relação aos temas.Em paralelo, estruturamos uma estratégia de comunicação para sustentar a temática no ambiente digital a partir de anúncios e atualização de conteúdo. As próximas etapas do engajamento são direcionadas aos demais públicos mapeados, envolvendo intervenções em iniciativas realizadas diretamente pela ABA, assim como uma comunicação amplificada da campanha para garantir o awareness pretendido.
5. Em quais formatos e canais:
Como organizamos e direcionamos as mensagens e ações para mobilizar cada um dos públicos.
Passadas essas etapas, iniciamos a divulgação da campanha “Enxergue os Sinais” para ampliar o conhecimento e os esforços possíveis para combater a lavagem de dinheiro e os acompanhantes perigosos que ela sempre traz.
Nosso objetivo é informar e engajar diversos atores sobre como essas operações ilícitas afetam negativamente nossa sociedade, financiando o crime organizado e até mesmo atividades terroristas nacionais e internacionais.
No primeiro momento, a campanha é direcionada para ONGs que atuam no Brasil, Argentina e Paraguai. Em breve ela terá um alcance ampliado, chegando a outros stakeholders que impactam ou são impactados diretamente no combate a lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo nesses países.
Como em toda comunicação de causas, outras ações complementam essa estratégia. A campanha “Enxergue os Sinais” é a primeira a ser divulgada e a mais visível delas, mas somente com um olhar estratégico e integrado, com clareza de convocações e objetivos de mobilização de cada um dos públicos, conseguiremos chegar nos resultados almejados.