fbpx

Cuidado: a causa da semana tem tudo a ver com a sua segurança na internet

Ciberataque global, alertas de ameaça e saia justa diplomática mostram a importância da cibersegurança nos dias atuais

A partir desta semana, vamos analisar as causas por trás das notícias de maior repercussão do momento. Num mundo em que o fluxo de informações é cada vez mais intenso, um olhar apurado sobre o noticiário pode revelar demandas sociais mais profundas.

Aqui na CAUSE, acreditamos que essas demandas podem dar luz a causas fortes para as organizações. Quer saber qual é o nosso primeiro destaque? Bem-vindo (a) à Causa da Semana 🙂

Tudo começou na última sexta-feira (12), quando um vírus ataca a rede da Telefónica em Madri e logo se espalha para mais de 150 países, inclusive o Brasil.

Já no domingo (14), a agência de segurança Europol alerta para uma nova ameaça de ciberataque global e a China anuncia a possibilidade de mutação do vírus que, àquela altura, já havia infectado 200 mil computadores.

O incidente ganhou contornos diplomáticos na terça (16), quando a Ucrânia acusou a Rússia de estar por trás da onda de ataques virtuais.

A avalanche de fatos decorrentes do ciberataque revela a causa da semana: a cibersegurança.

Quanto mais conectado é o nosso dia a dia, maior é o desafio para as organizações manterem seus dados seguros. Mais da metade das empresas consultadas pela Cisco afirma ter buscado ajuda externa recentemente para lidar com cibersegurança. A demanda é crescente – e há estudos que apontam que, até 2020, teremos um déficit de 1,5 profissionais especializados no assunto para trabalhar no mercado.

A preocupação não é só das empresas. Durante a campanha presidencial americana, o uso de um e-mail privado para troca de informações confidenciais – o que abre brechas para vazamentos – causou transtornos à candidata Hillary Clinton.

Episódios como esse mostram como a cibersegurança têm múltiplos reflexos, atingindo empresas, governos e nós mesmos, os cidadãos comuns. Se você já viu algum episódio da série distópica Black Mirror, sabe bem das fragilidades que o uso intensivo da tecnologia pode acarretar.

É uma questão de tempo para que o tema permeie a causa principal de organizações preocupadas com as demandas atuais. Você conhece alguma que já toca nesse assunto? Compartilhe exemplos com a gente!

Cause

Somos um time multidisciplinar de profissionais das áreas de Administração, Antropologia, Ciência Política, Design, Gestão Pública, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade. Propomos um olhar integrado a partir dessas competências para promover as causas em que acreditamos.