Role para o lado para ver mais causas
Nos últimos seis anos, a CAUSE vem observando as evoluções da sociedade e da comunicação de causas. Em nossas metodologias, buscamos compreender o “espírito do tempo” e, para isso, desenvolvemos uma série de estudos e análises. Porém, apesar de ser claro que o mundo tem mudado, nada poderia antecipar as transformações que irão surgir a partir de agora, com a propagação de uma pandemia mundial que nos faz viver entre extremos. Trata-se de um senso de urgência, que vai do caos à mobilização e do medo generalizado e paralisante à empatia e à ação.
Estamos tentando, cada qual a sua maneira, lutar contra um vírus que hoje toma conta de países inteiros, dos noticiários e de todas as nossas conversas. Tudo acontece em meio à apreensão pelo presente e à incerteza do futuro. O que virá depois? Não sabemos, mas, apesar de tanta instabilidade, temos certeza de que as causas ocuparão ainda mais espaço e importância na nossa vida em sociedade.
Entendemos que hoje, é claro, existe uma demanda prioritária: combater a disseminação da Covid-19. Enxergamos, também, que suas consequências irão tomar várias formas no nosso cotidiano, transformando muitas causas – que já merecem nossa extrema atenção – em temas ainda mais urgentes.
Esperamos que as causas escolhidas inspirem a sua organização a enxergar o seu propósito sob um novo
viés e despertem o interesse em encarar a realidade com um olhar comprometido com a convicção, a
coerência e a consistência diante do chamado coletivo que vivemos.
Boa leitura!
Para elaborar o relatório Causas para Observar em 2020, planejamos, inicialmente, dedicar-nos a analisar mais uma vez os temas que tiveram grande repercussão no ano passado e que poderiam ter desdobramentos neste ano. No entanto, a vida acontece de forma imprevisível e tudo indica que nada mais será como era antes.
Nossas fontes de informação se basearam nos dados de uma pesquisa realizada no fim do ano passado em parceria com o Instituto IDEIA Big Data, que além de eleger a Palavra do Ano de 2019, “dificuldades”, foi capaz de acertar sua previsão referente ao tema que seria mais observado no ano seguinte. Perguntados sobre qual seria a causa deste ano, 61% dos entrevistados afirmaram que ela estaria relacionada à saúde de qualidade.
Neste estudo, ainda incluímos informações de órgãos governamentais brasileiros e estrangeiros, estudos de Institutos e ONGS, bem como veículos da imprensa profissional, em uma tentativa de ir além da questão da saúde e refletir sobre a importância do nosso bem-estar como sociedade.
Para conduzir melhor a sua leitura, dividimos as causas em cinco grandes blocos temáticos – saúde, educação, desenvolvimento econômico sustentável, direitos humanos e valorização da ciência.
No total, são 11 causas a se observar. Apontamos, também, personalidades com posicionamentos distintos entre si que estão liderando essas discussões e devem, de uma forma ou de outra, continuar a colocar as causas em pauta. São mais de 40 pessoas que merecem a sua atenção em 2020.
Como todo exercício de previsão, este relatório tem um aspecto empírico. O mais importante não é fazer apostas, mas, isto sim, tentar decifrar o espírito da época em que vivemos. Compartilhe com a gente as suas impressões.
Para a CAUSE, não existem causas de prateleira. Elas são fortes à medida que as organizações conseguem conectar as demandas da sociedade aos seus propósitos, ainda mais em tempos como este. No fim deste documento, você descobrirá como a CAUSE pode ajudar a sua organização a chegar a esse ponto de encontro