O caminho da Ford no combate à desigualdade de gênero

Nesta semana a Ford lançou uma nova campanha e resolveu aproveitar a oportunidade para dar visibilidade a uma causa: a da igualdade de gênero. Com a mensagem “Breaking the Glass Ceiling”, a marca quer se aproximar do público feminino e resolveu encorajar as mulheres a seguir seus sonhos.  

A campanha conta a história de 3 mulheres nascidas entre as décadas de 40 e 60 que sempre sonharam em ser astronautas – mas desistiram da carreira devido ao ambiente machista que imperava na área.

Para mostrar que isso deve ficar no passado, a Ford levou as três participantes para o Centro Espacial de Huntsville, no Alabama, onde elas puderam finalmente ter um dia de astronauta.

A intenção da marca é boa, mas infelizmente, a igualdade de gênero na área não evoluiu. Exemplo disso é a própria NASA, que depois de anunciar que realizaria o primeiro passeio espacial apenas com mulheres, acabou voltando atrás porque não tinha trajes suficientes para duas astronautas. Dá para acreditar?

Mas o que a Ford tem a ver com isso?

A empresa foi palco de uma greve histórica de mulheres na cidade Dagenham, em Londres, em 1968. Naquele ano, quase 200 operárias da fábrica paralisaram seus serviços para reivindicar igualdade de salário entre homens e mulheres. O acontecimento virou um filme, lançado em 2010, e parece ter dado uma lição sobre igualdade de gênero.

📷 TUC Library Collections

Mais de 50 anos depois, a empresa agora conta com um comitê de diversidade e uma política global de igualdade de salários. Para garantir a representatividade em áreas que ainda são dominadas por homens, como engenharia, a empresa conta com programas para estimular a profissionalização de jovens.

Breaking the Glass Ceiling não é a primeira campanha com causa da Ford. Em 2017, a empresa incentivou um projeto para que garotas aprendessem a programar e no ano passado realizou uma campanha para valorizar pessoas que fizeram mudanças positivas em suas comunidades.

As ações só provam a importância, cada vez maior, das organizações elaborarem um plano consistente na hora de abraçar uma causa. A sua empresa está preparada para isso? Entre em contato com a gente e saiba como podemos te ajudar a ter ações mais coerentes com seu propósito.

Cause

Somos um time multidisciplinar de profissionais das áreas de Administração, Antropologia, Ciência Política, Design, Gestão Pública, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade. Propomos um olhar integrado a partir dessas competências para promover as causas em que acreditamos.