Nossa casa está pegando fogo

Em mais de 150 países, as pessoas estão saindo às ruas para pedir ações concretas contra as mudanças climáticas.

É em meio a essa mobilização, impossível de ignorar, que elegemos a #GreveGlobalpeloClima como a #CausadaSemana, e abraçamos o posicionamento elaborado pelo Grupo Mulheres B, do Sistema B Brasil, grupo do qual, com muito orgulho, fazemos parte. Não existe planeta B, a transformação precisa acontecer agora. #NósSomosaMudança

Posicionamento: Greve Global dos Estudantes Pelo Clima

“Quero que vocês ajam como se a casa estivesse pegando fogo, porque está”. A frase com a qual a estudante sueca, Greta Thunberg, chamou a atenção do mundo para a crise climática ressoa entre nós até hoje. Ela nos mobiliza e dá ânimo para nos unirmos à luta pelo clima e o meio ambiente.

Como um grupo de mulheres que lideram negócios com a convicção de que eles são motores para transformações e impactos positivos na sociedade e no planeta, aderimos com orgulho à “Greve Global dos Estudantes Pelo Clima”, que acontece entre 20 e 27 de setembro.

Este é o momento para que, inspiradas nos chamados de Greta e seus colegas, possamos reconhecer que a forma tradicional de se fazer negócios não é mais viável. Desta forma, nos comprometemos a construir um mundo em que as organizações estejam em harmonia com a natureza para que, somente assim, possam prosperar.

Como #MulheresB, somos parte de um movimento global que usa o poder e a potência dos negócios para solucionar desafios e gerar impactos positivos sociais e ambientais. Trabalhamos para gerar justiça econômica, racial, ambiental, social e pela construção de uma sociedade em que as mulheres estejam igualitariamente representadas em posições de poder e influência.

Recentemente, assinamos um compromisso global e nos comprometemos, entre outros fatores, a potencializar práticas e inovações comerciais sustentáveis, assumindo a responsabilidade de nos mantermos sempre alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Entendemos que as ações para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa devem fazer parte do dia a dia de nossas empresas, por isso, nos empenharemos para alcançar a neutralidade de carbono até 2030.

Convidamos todo o setor produtivo a assumir que somos protagonistas dessa mudança e que ela também deve partir de nós. Para isso, o BLab UK, também integrante do Sistema B, desenvolveu um manual com objetivo de empoderar e capacitar as organizações a adotarem medidas para enfrentar a emergência climática.

É preciso compreender que as ações para redução das emissões de gases de efeito estufa não são apenas iniciativas para gestão de risco, mas estímulos para os negócios. Este é o momento de empresas e governos estarem alinhadas na busca de soluções inovadoras. Só assim sairemos do olhar negativista da ameaça para focar o lado positivo das oportunidades. Não existe planeta B, a transformação precisa acontecer agora. #NósSomosaMudança

#MulheresB – grupo de mulheres líderes de empresas certificadas pelo Sistema B

São Paulo, 20 de setembro de 2019

Cause

Somos um time multidisciplinar de profissionais das áreas de Administração, Antropologia, Ciência Política, Design, Gestão Pública, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade. Propomos um olhar integrado a partir dessas competências para promover as causas em que acreditamos.