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4 marcas que falaram de causas no Super Bowl 2020


Em sua 54ª edição, a final do Super Bowl – que ocorreu no último domingo (2), em Miami, com a vitória do Kansas City Chiefs em cima do San Francisco 49ers – provou mais uma vez que o intervalo comercial pode ser uma plataforma para causas.

Com um dos espaços publicitários mais caros do calendário americano, 30 segundos no intervalo custaram em torno de US$ 5,6 milhões às marcas. A audiência estimada do evento foi de 100 milhões de espectadores, quase um terço da população dos Estados Unidos.

Mas não foram apenas as grandes cifras que impressionaram durante a noite de domingo. Ela também foi cercada por embates políticos e acontecimentos inéditos, como a primeira vez que duas artistas – com raízes latinas! – dividiram o palco durante o show principal, e a primeira aparição de drag queens durante os (famosos) comerciais. 

Confira quais foram as empresas que usaram o espaço para falar de temas de impacto abaixo:

Google e a importância da memória

O buscador mais usado da internet resolveu utilizar seu um minuto e meio para contar  como sua assistente virtual pode ajudar milhares de usuários pelo mundo a não esquecerem das pessoas que amam. O comercial toca fundo, mas de forma discreta, nos sintomas de doenças como o alzheimer, dando uma aula de sensibilidade.

Microsoft e um marco de igualdade no futebol

A empresa de software, que é patrocinadora do evento, resolveu investir no tema da diversidade. Eles mostraram a história de Katie Sowers, treinadora do San Francisco 49ers e primeira mulher a comandar uma equipe que participa do Super Bowl. A conquista é um marco para a igualdade de gênero nos EUA e para a diversidade dentro dos campos.

Olay e a conquista das mulheres astronautas

A linha de produtos de tratamento para pele da P&G usou seus 30 segundos para relembrar  as conquistas espaciais femininas e alfinetar o atraso da sociedade em reconhecer esse potencial. 

Michelob Ultra Pure Gold e as fazendas orgânicas

A marca de cerveja resolveu apostar na divulgação do seu trabalho em prol do desenvolvimento das fazendas orgânicas. Na compra, de um pacote de 6 cervejas, a empresa promete ajudar na transição de terras agrícolas para orgânicas. 

A proposta parece bem intencionada, resta saber se vai conseguir gerar engajamento.

Cause

Somos um time multidisciplinar de profissionais das áreas de Administração, Antropologia, Ciência Política, Design, Gestão Pública, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade. Propomos um olhar integrado a partir dessas competências para promover as causas em que acreditamos.